domingo, dezembro 02, 2007

Unidos pelo Porto


A iniciativa é de louvar. Onze cidadãos portuenses, inicialmente anónimos, decidiram formar a "Cidadãos do Porto, Sociedade Aberta", uma «rede de pessoas interessadas e preocupadas com a sua cidade, o seu património e desenvolvimento». A ideia é a comemoração dos onze anos da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial, no próximo dia 4 de Dezembro. Desde sempre esquecida e abandonada pela maior parte dos cidadãos, e principalmente pelo município, a "Portucale" nunca teve a notoriedade merecida, principalmente neste dia. Sob o lema "eu imPORTOme...", este grupo que agora conta com um maior número de participantes, entre eles personalidades da cultura portuense, como Carlos Magno, Rui Reininho, Pedro Burmester, entre outros, pretende tornar este dia numa festa com vários espectáculos, essencialmente de rua. (Estão garantidas capas de chuva para o caso da meteorologia não ajudar.) As celebrações prometem animar alguns locais da cidade, com música, uma exposição de fotografia e leitura de poemas a fazerem parte do programa.
Será difícil para mim estar presente na festa, mas o meu espírito 100% portuense estará lá certamente. E que este evento sirva de exemplo para que no futuro se realizem outros do mesmo género na cidade. Porque eu também me imPORTO, aqui fica o meu pequeno contributo.

Sem comentários: