domingo, novembro 05, 2006

Memorável


O Coliseu do Porto encheu para comemorar os 25 anos de carreira de Rui Veloso, numa noite que ficará para sempre na memória de todos os presentes. Uma noite merecida não só para o cantor mas também para o público que o tem acompanhado ao longo destes anos, porque, segundo ele, "isto não seria possível sem vocês".
Num concerto dominado pelos blues, com um início improvisado, aproveitado para dar as últimas afinadelas aos instrumentos, o público "apareceu" em Porto Côvo. Ao sentir o primeiro feed-back, Rui Veloso, começou também com as suas características e oportunas intervenções no intervalo das músicas. A plateia ria e aplaudia. E com o surgir dos amigos convidados, primeiro a "boysband de garagem" Azeitonas, depois Jorge Palma, Tim, Vitorino e João Gil, que completaram os Rio Grande, ainda Mariza e por último a espanhola Luz Casal, a intimidade foi aumentando. Amigos que participaram emotivamente na festa, cantando com Rui alguns dos seus maiores êxitos. Os Azeitonas talvez admirados com o Coliseu, aproveitaram para tirar algumas fotografias em pleno palco, os Rio Grande trouxeram A fisga e enviaram o Postal dos correios, e Mariza esteve no momento alto da noite cantando com Rui, Porto sentido. Como não podia deixar de ser, passaram no palco canções marcantes, como A rapariguinha do shopping, O trolha da Areosa, Lado lunar e Nunca me esqueci de ti, entre outras. A caminhar para o fim das três horas de concerto, o Coliseu dançou com Chico Fininho, sentiu o som da harmónica (e "gritou"...Rivoli) em Paixão, atirando depois um Primeiro beijo de despedida. Porque o prometido é devido.
Apetece-me terminar com uma frase que ouvi alguém gritar incessantemente do público, aqui há uns anos, pelo S.João, também num concerto de Rui Veloso, mas desta vez na Praça: "Ah ganda Rui !!!"

4 comentários:

Anónimo disse...

"Ah ganda Rui !!!" =)

mai nada! ;P

gostava de ter ido... deve ter sido inesquecível =)

qd ele fizer 50 anos de carreira, eu tou lá ;) entretanto, pode ser q vá a um concerto dele =)

**

Anónimo disse...

O concerto foi simplesmente...genial!
Três horas a ouvir os grandes êxitos,a vibrar,a recordar...
Tenho apenas um reparo a fazer em relação ao post: " Nunca me esqueci de ti" não figurou no repertório...

Anónimo disse...

Rapariga do Coliseu, ao seleccionar para o texto algumas das músicas tocadas no concerto, a "Nunca me esqueci de ti" foi, de facto, aquela que me deixou dúvidas de ter ou não feito parte do excelente repertório apresentado pelo Rui Veloso. Fica então desfeita a dúvida. Agradeço a correcção.

Anónimo disse...

Gosto do penteado e dos óculos do rapaz.
Pronto!Pronto! Também gosto de algumas das músicas dele. Algumas porque é impossível gostar-se de todas as músicas de um artista. Sim artista, porque este senhor é um artista ao contrário de muitos artolas.
Só uma questão para eu ter a percepção da emoção sentida no cúliseu José Eduardo. A quantos MegaHz vibrava o público?