domingo, abril 29, 2007

2 sentidos que são essenciais

Tantos são os sentidos como as direcções. Tantos são os consensos como as oposições. Tontos são os teimosos como os "Papas de Pão". Bem aventurados os que vêm mais que um "se" e um "senão"!
Um novo espaço virtual. Aqui tudo tem 2 sentidos. Toda e qualquer opinião sobre o momento que passa, desde a música á fotografia, desde a política ao desporto. Um blogue multicultural, sempre com dois sentidos. O Portus Cale associa-se ao seu lançamento. Do meu amigo, Cristóvão Sousa.

terça-feira, abril 10, 2007

Porto da minha infância


Hoje lembrei-me das correrias tresloucadas que eu, o Miranda e o Ricardo fazíamos a caminho da escola, a subir ou a descer Fernandes Tomás, por vezes atravessando-a sem parar nem olhar. Lembrei-me da cambalhota nada firme do Júlio a descer a Rua Firmeza durante mais uma das nossas corridas.
Hoje lembrei-me dos lanches com molho de francesinha (ideia minha esta do molho) da Confeitaria Belo Mundo, seguidos das bolachas Oreo a 20 escudos na Casa Cerdeira, em St. Catarina. Lembrei-me também das idas ao Roma Megastore para sabermos das novidades da música (Um bichinho de hoje que começava aqui. ´Americana´ dos Offspring é um dos albuns que me vem á memória como um dos mais ouvidos.) e dos videojogos, e ainda daquela tarde de cinema no antiguinho Batalha, onde ocupámos alguns lugares da última fila. Á nossa frente fazia-nos companhia uma plateia cheia de cadeiras vazias. O filme era ´Ronin´, com Robert De Niro a fazer parte de um elenco de luxo.
Lembrei-me ainda das subidas matreiras ao 14º andar do Via Catarina para observarmos a cidade e das futeboladas de fim de tarde que eu fazia com o Jorge em plena Avenida dos Aliados, enquanto esperava pela minha mãe, vinda do trabalho. Futeboladas essas que na maior parte das vezes eram presenciadas por um único adepto, de seu nome Almeida Garrett.
Hoje vi o ´Porto da minha infância´ de Manuel de Oliveira e lembrei-me de alguns momentos do meu. Que vou recordar sempre. Porque a nossa vida também é feita de memórias.

sábado, abril 07, 2007

Páscoa no Porto


Casa Cerdeira, Porto, numa das esquinas do cruzamento das ruas St. Catarina e Firmeza. Uma das mercearias que ainda vão iluminando o comércio tradicional da nossa cidade. Que nunca se apaguem luzes como esta.

A todos os amigos do Portus Cale, votos de uma boa Páscoa.