quarta-feira, novembro 28, 2007

Praça Nova

Fotografia do Porto xxi

Esta Praça é que foi a verdadeira Universidade, não apenas do Porto, mas de Portugal. Dali saiu a geração que contribuiu em boa parte para fazer a República e que arejou as letras e sobretudo a pedagogia, impregnadas ainda de miasmas. Estou em dizer que, se se formaram ali homens cujo nome apenas fulgurou meteoricamente na baça atmosfera intelectual, outros o insculpiram para todo o sempre no pátrio panteão: Teixeira Rego, Páduo Correia, Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra, José Caldas, Ângelo Ribeiro, António Patrício, Abel Salazar, Justino de Montalvão, Rómulo de Oliveira, Newton de Macedo, etc., etc., para não falar senão dos falecidos.
Os mestres da Praça Nova tinham a elegância extrema de isenção como Sócrates.
Aquilino Ribeiro in Daqui Houve Nome Portugal

Hoje, Praça da Liberdade.

4 comentários:

João Miranda disse...

Adoro ver estas fotos do Porto antigo. No entanto fico sempre com um misto de sentimentos. Fico orgulhoso de ver como o Porto já foi bonito mas triste por assistir ao estado deprimente a que algumas zonas da nossa querida cidade chegaram. A Praça da República e a Avenida dos Aliados são o exemplo perfeito mas infelizmente há mais. Resta-nos esperar por dias futuros e presidentes de câmara de hão-de vir e rezar para que tenham um pouco mais de bom senso.

Ticha disse...

JM! Infelizmente esse fenomeno acontece em TODAS as cidades do país! Nas cidades mais recentes acontece menos, estou a lembrar-me da Cidade de Aveiro, a que tenho mais conhecimento! Mas Coimbra... bem.. bate a degradação do Porto (ou eu conheço melhor)!
Depois temos cidades antigas, mas mais pequenas, a gestão de ordenamento e construção, nestes casos é facilitada com a menor área e a maior genialidade de quem a gere!
Ou então... temos exemplos mais infelizes... como Albergaria-a-Velha, que é tão pequena que nem chega a cidade, mas que tem ruas e mais ruas com prédios em degradação por causa dos superiores interesses imobiliários!
... :)*

rf. disse...

eh.... já está a descoberto a estátua?

Anónimo disse...

rf.,

Era bom que estivesse, mas infelizmente ainda não. Esta fotografia já tem quase um ano.