segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Escapadinha de Carnaval

Em Domingo de Carnaval o Portus Cale andou por terras do alto-Minho. E a partir daqui o blogue abre espaço para uma ou outra escapada que possa acontecer. Para começar, como ponto de paragem principal, Lindoso. Uma bonita aldeia fronteiriça, do concelho de Ponte da Barca, algures entre a Serra do Soajo e a Serra Amarela, ali bem no Gerês profundo. Destaque para o seu entrudo tradicional, com cortejo e matança do Pai Velho, para o seu muito bem estimado castelo medievo, para a maior concentração de espigueiros da Europa (59 no total) e ainda para a sua central eléctrica, uma das maiores do país. Vila Verde, Ponte da Barca, Vila do Soajo e Arcos de Valdevez também fizeram parte do percurso.

Feira de antiguidades em Vila Verde

Ponte da Barca

Desfile de Carnaval no Lindoso

Castelo medievo do Lindoso

Concentração de espigueiros (Lindoso)

Vila do Soajo

Arcos de Valdevez

8 comentários:

Anónimo disse...

Bela escapadinha por uma bela região. Alto Minho, altos sentimentos de nostaliga de um passado agreste, lutador, zona nobre do país.
Encostadas à Galiza, permanecem as belas serra Amarela e Serra do Soajo, verdadeiras maravilhas. Do alto da Serra Amarela avistam-se ao longe os Carris, ponto mais alto da serra do Gerês, aonde só se chega após caminhada de longas horas. Visitem o Portugal puro, o único Parque Nacional do país, o Parque Nacional da Peneda Gerês.

FRANCISCO OLIVEIRA disse...

Escapar para estes sítios é deslumbrar os olhos e respirar ar puro. Por aí já fiz campismo (no Mezio) e pesca (na albufeira de Lindoso). Tenho que voltar, principalmente voltar a fazer a florestal do Mezio até à segunda ou terceira casa da guarda florestal, que era onde se podia acampar.
Obrigado pelas suas lindas fotos.

Anónimo disse...

Si senhora.. Mas que bela escapadinha.. mesmo para aliviar dos exames!! Gostei muito das fotos.. Beijinho da engenheira de um instituto que tu não conheces!! ;)

Ticha disse...

Olá.
Antes de mais, agradeço a visita e tenho um reparo a fazer, não é uma banda que está naquele video, mas uma miuda islandesa, cheia de talento que já fez alguns concertos ao vivo e já editou um CD. Recebi-o numa das minhas prendas de natal! Chama-se Lovisa
http://www.myspace.com/baralovisa

Gostei muito das tuas fotos, os espigueiros e a foto de Arcos de Valdevez!
Existe muito recanto bonito por este país fora, recantos quase perdidos, que vale bem a pena registar, para que, enquanto existir na nossa memória, não se perca do mundo!...
...

Memories Catcher disse...

Bonitos locais para uns excelente passeios fotográficos.Excelentes fotos.

Ticha disse...

J.E, obrigado pelo link da Lou. Amei! Fiquei agarrada ao PC montes de tempo a ouvir as musicas dela! Aliás... no meu ultimo post tem uma referência ao link! Está escondida :)) passa por lá e descobre!

Um abraço!

Vânia Monteiro Dias disse...

Vejo que gostaste, ainda bem :) bem que faz falta no meio de uma época tão cheia de stress! beijinhos Zé*


Ps: Hj há bom filme na rtp1:)

salamandra disse...

vim cá manito mais lindo!decidi comentar neste teu post pq semana que vem vou passar 3 dias no lindoso, fotografar muito, e talvez escrever qualquer coisa...achei engraçado teres ido la tb...n vou apanhar entrudo, mas a paisagem continua lá, e o cheiro a saudade ja ameaça pairar quando eu voltar.
beijinhos mto grandes***
Mó*