sexta-feira, dezembro 29, 2006

O Porto como uma das referências

Miguel Torga


"Tudo o que em mim é instinto e compreensão sabe de há muito que os valores autênticos da vida têm de ser sólidos como a Praça da Liberdade e altos como a Torre dos Clérigos."

Miguel Torga (1907-1995)

Bom Ano Novo.

sábado, dezembro 23, 2006

Portus Cale de Natal

Ontem, Rua de Sá da Bandeira, Edifício BPI

Aliados, Natal 2004

Feliz Natal a todos.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Há mais vida na Avenida



Avenida dos Aliados, Domingo á tarde.

domingo, dezembro 17, 2006

Grande Mercado dos livros


Bons livros a preços reduzidos. Para uma boa oferta de Natal. No Mercado Ferreira Borges, entre as 10h e as 23h, até dia 23 de Dezembro.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Absurdo matinal

Rua de Cedofeita
Ao fazer a habitual paragem matinal no quiosque para ler os ´escaparates´ dos jornais, deparei-me com o seguinte título no Primeiro de Janeiro: "Comerciantes de Cedofeita propõem cobertura para a rua". Levado pela curiosidade aproximei-me ainda mais do matutino para ler as pequenas: "Comerciantes querem criar um «centro comercial» ao ar livre. A ideia conta com o apoio da associação do sector e do presidente da Câmara do Porto. Mas ainda é preciso contornar as questões jurídicas e arranjar o financiamento." O objectivo, segundo um lojista, é trazer as pessoas à Baixa. Será só mesmo esse o objectivo?! Duvido. Mas se assim fôr, não é necessário transformar uma das ruas pedonais mais importantes do Porto, mesmo esta atravessando uma fase menos boa, num...shopping ao ar livre... E num estudo que chegou a ser promovido pela mesma associação, abordava-se também a possibilidade de cobrir outras zonas pedonais da cidade, como a Rua de Santa Catarina, Santo Ildefonso e cruzamento de Sampaio Bruno com o Bonjardim. Francamente... Façam por trazer mais pessoas à Baixa, mas com ideias igualmente aprazíveis. Deixem-se de shoppings!

quarta-feira, dezembro 06, 2006

"Ligado" ao Porto


Depois da edição de «Ligação Directa», Sérgio Godinho prepara-se para apresentar ao vivo o sucessor de «Lupa» e as espectactivas ão grandes. Acompanhado pelos Assessores, um grupo de jovens músicos mas com provas dadas, o músico e compositor portuense vai recordar alguns dos temas que marcaram quatro décadas de carreira assim como as novidades. Seis anos depois da saída do seu último trabalho discográfico, «Lupa», o artista apresenta 10 novos temas de sua autoria, um tema original de Hélder Gonçalves, «O Big One da Verdade», e um tema original de Nuno Rafael, «O Ás da Negação».
Neste espectáculo, Sérgio Godinho cria uma interligação entre as emoções e a razão, sentimentos que as suas canções sempre despertaram no público. É já amanhã, Quinta, pelas 22h00 na Sala Suggia da Casa da Música.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Nós não nos esquecemos...



Há 10 anos, no final da manhã fria de 5 de Dezembro de 1996, os sinos das igrejas do Porto tocaram a rebate anunciando a boa nova: o Centro Histórico da cidade acabava de ser classificado Património da Humanidade. "Um sítio de valor universal extraordinário". Foi deste modo que o comité da UNESCO justificou a classificação.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Cat Power


Depois de ultrapassar a barreira dos dez anos de carreira, Chan Marshall desloca-se ao Porto para uma apresentação ao vivo. No início de 2006, Cat Power editou o aclamado The Greatest. Quem ainda não tinha reparado nela arranjou bons argumentos para se deixar encantar pelos seus dotes vocais e líricos. Pop/rock de pinceladas emocionais e melancólicas é a receita para um dos concertos mais aguardados deste final de ano. Para ver e ouvir, esta Terça pelas 21h00, no Cinema Batalha.