segunda-feira, abril 13, 2009

Era uma vez no Porto...

...uma noite no Era Uma Vez no Porto... Na entrada, a frase que anunciava a mudança do Passeio Alegre para as Carmelitas: "A brisa mais bela do mar levou-me ao centro de ti." Lá em cima, uma mesa á janela. A janela que nos mostrava as animadas Praça dos Leões e Parada Leitão e que felizmente não mostrava a moribunda Praça de Lisboa. E animada foi também a tertúlia, nesta noite que começou da mesma maneira que começam os livros de contos infantis. Mas não só a tertúlia. A banda sonora também. Mistaken For Strangers, So Far Around The Bend e Slow Show dos The National, abriram o livro que ainda tem muitas páginas pela frente. Entre amigos, descobri mais um belo espaço bem no centro da cidade. De lá, trouxe também uma frase para perdurar aqui no Portus Cale:


"...o Porto é só uma pequena praça onde há tantos anos aprendo metodicamente a ser árvore..."

Eugénio de Andrade

terça-feira, abril 07, 2009

"Pensar o Porto" na FAUP


"Começa já na sexta-feira (17 Abril) o fórum InnerCity. A fase de “Consolidação” pretende lançar propostas que possam revitalizar a cidade do Porto. O objectivo é criar novas dinâmicas no tecido cultural urbano e promover uma comunicação clara entre os diferentes sectores.
O painel alimenta a interdisciplinaridade da Cidade Criativa. Nomes como Elisa Ferreira, Teresa Lago, Renato Sampaio, Carlos Lage e José Rio Fernandes vão reflectir sobre políticas urbanas, ordenamento do território, criatividade e inovação.
Depois do estudo Macroeconómico para o “Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas na Região Norte” concluiu-se que o Norte é “a região criativa de Portugal”. E esta criatividade tornou-se numa “driving force” de crescimento económico.
O Fórum InnerCity pretende estimular essa criatividade e “pensar o Porto”, através de uma ligação entre o meio académico, científico e empresarial."


Grupo InnerCity [http://in-ner-city.blogspot.com/]


Acontecimento: Fórum InnerCity
Data: 17 Abril (sexta-feira) e 18 Abril (sábado)
Hora: 17 Abril (15h – 23h)
18 Abril (10h30-19h)
Local: FAUP
Organização: Lugares Efémeros