terça-feira, fevereiro 24, 2009

São Leonardo da Galafura, "a beleza absoluta"

O Doiro sublimado.

O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir.

Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza.


Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão.


Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro.


Um poema geológico. A beleza absoluta.

Miguel Torga in Diário XII



No passado Domingo fui finalmente conhecer São Leonardo da Galafura, um pequeno lugar do concelho do Peso da Régua que possui um miradouro que faz deste um local único. As minhas imagens e as palavras de Miguel Torga falaram por mim.

sábado, fevereiro 21, 2009

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

A Magnólia da Praça anuncia a Primavera







É por estes dias, e não só, o centro das atenções da Praça da Liberdade. Quem passa não resiste a admirá-la. A Magnólia que raramente abandona o seu vestido branco, estava ontem ainda mais especial. No momento em que eu passava, várias máquinas estavam apontadas na sua direcção. Também não resisti. E só depois me lembrei que ainda falta um mês para a Primavera.

A fita já rola


Tudo sobre o Fantasporto 2009 aqui

domingo, fevereiro 15, 2009

The Cinematic Orchestra no Porto


A banda britânica apresenta-se no Teatro Sá da Bandeira no próximo dia 3 de Abril, pelas 22h30. O jazz e a electrónica como amigos inseparáveis.


terça-feira, fevereiro 10, 2009

Dantes, o Porto #7

daqui

Tróleis na Ponte D. Luís I