sábado, dezembro 29, 2007

Próxima paragem:

Estação de S.Bento, Porto


2008



"Viajar de comboio parece banal, mas é uma insuportável forma de ser feliz. Há princípio, meio e fim. A triologia da perfeição. O romantismo dos viajantes. O alimento dos poetas da palavra. E da imagem. Fotografias que ficam, do tempo que voa pela janela acelerada. E da vida que encerra a estação agitada."



Bom Ano Novo para todos.

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Porto por dentro



O Porto pode ter nascido numa estrela e desaguar nas nossas mãos. Põe a secar à janela, como uma bandeira, a roupa que usa. Não é uma montagem de cinema ou uma peça de engenharia. O Porto é um estado de alma, incrustado na rocha, como uma erva que resiste a toda a transfiguração plástica. Não é possível subverter-lhe o carácter. Os atentados à sua morfologia, para bem ou para mal, não provocam só por si qualquer mudança. O Porto é como uma cidade, nem grande nem pequena, à mercê da sua inocência ou brutalidade. Porque são as suas gentes que ainda o fazem e não as pessoas que mandam nele. Os fragmentos que o pontuam de uma margem para a outra do rio - um velho palacete, um barco inamovível, uma ponte inválida - são pontos de referência estruturais, como um segredo num mapa, do seu desenho contínuo e navegável, o mistério da sua luz londrina e tensa. O Porto não está de peito feito para o mar. Recolhe as suas forças e faz-se ao alto mar. Por amor e necessidade.


Joaquim Castro Caldas, in O Tripeiro

domingo, dezembro 23, 2007

Porto de Natal

Rua 31 de Janeiro


Rua Fernandes Tomás

A Sé vista da rua de Sá da Bandeira

Mercado do Bolhão

Rua de Santa Catarina

Torre dos Clérigos

Largo dos Lóios

Rua de Cândido dos Reis

Praça Carlos Alberto e rua de Cedofeita

Rua da Fábrica







A todos os amigos e visitantes do Portus Cale, os votos de um Bom Natal.

sábado, dezembro 22, 2007

Onde é que eu já vi isto?




Bucareste, 1 de Dezembro de 2007


No comment.




A disputa.

terça-feira, dezembro 18, 2007

Cartas que trazem música



"Lion´s Eyes Louder" (Letters From The Boatman, 2007)



a jigsaw
ao vivo, Sábado, 22 de Dezembro, 22h30, Uptown Bar, Porto.

domingo, dezembro 16, 2007

Na noite fria de Ermesinde

Praça da Estação

Fórum Cultural

A emblemática chaminé da antiga fábrica da telha.

Parque Urbano



Sábado, 15 de Dezembro de 2007

sábado, dezembro 15, 2007

Toquem os sinos, avançem os relógios

Batam asas as gaivotas.



Um olhar alto para a Baixa.



Da direita para a esquerda, respectivamente, a Estação de S. Bento, a Igreja dos Congregados, a Câmara Municipal, e ao fundo a Igreja da Lapa. A Baixa vista por mim em Abril deste ano, do alto da Sé junto a Vímara Peres.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

terça-feira, dezembro 11, 2007

Porto, Património do Mundo VII*

Casa de artesanato na Ribeira

*A última fotografia da série Porto, Património do Mundo.

domingo, dezembro 09, 2007

sexta-feira, dezembro 07, 2007

quinta-feira, dezembro 06, 2007

quarta-feira, dezembro 05, 2007

terça-feira, dezembro 04, 2007

Porto, Património do Mundo



Escutamos o Porto


Escutamos o Porto: os passos dados sobre lajes; vozes soltas, feridas; falas num português perdido.
Descemos da Sé para a Ribeira. Essas mulheres que gritam estão vivendo entre pedras ainda. Caminhamos no lixo. Vamos atentos à solidão das pedras, à forma destas casas que deveriam estar apodrecidas. A redução da luz conserva as suas tintas, embora mortas, vivas. Cores indecifráveis, vermelhos espessos, obscurecidos. Amparam cheiros fétidos, penumbras. E o rio resume tudo isto: mulheres lavam na água destruída: roupa, sabão e cascas de laranja; em torno a água grande, verde e íntima.
Água estreita, granito, como a vila. Na Rua de Cimo de Vila começamos o caminho de Domingos Peres das Eiras. É esse nome, o verdadeiro nome de Eugénio de Andrade? Que nos conduz na sordidez e no esplendor da Vila. Tu duca, tu segnore, e tu maestro.
Sem culto, a Igreja se São Francisco é uma gruta de talha onde se deslocam aves, as mesmas que Eugénio de Andrade vê junto ao cais, sobre barcaças negras. Depois, aquele muro branco, dele e de José Rodrigues, diverso dos muros brancos do sul, escuro, parede duma rua onde vozes de crianças – tão exteriores ou interiores a nós, que são repentinamente as de William Blake – jogam. «E ao teu encontro vem / a grande ponte sobre o rio.» O frio sobe do Douro, a cidade expõe as suas luzes. Escutamo-nos.




O Centro Histórico do Porto comemora hoje o 11º aniversário da elevação a Património Mundial pela UNESCO e o Portus Cale deixa a sua pequena mas sentida homenagem com este texto (um dos meus favoritos) de Gastão Cruz. A fotografia foi captada pelo meu brinquedo novo (uma reflex digital), ainda em “piloto” automático, e posteriormente aperfeiçoada. A nossa homenagem continuará ao longo da semana com a publicação de uma fotografia da nossa cidade por dia, de modo a darmos maior destaque a esta data. O destaque que o Porto tanto merece.

domingo, dezembro 02, 2007

Unidos pelo Porto


A iniciativa é de louvar. Onze cidadãos portuenses, inicialmente anónimos, decidiram formar a "Cidadãos do Porto, Sociedade Aberta", uma «rede de pessoas interessadas e preocupadas com a sua cidade, o seu património e desenvolvimento». A ideia é a comemoração dos onze anos da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial, no próximo dia 4 de Dezembro. Desde sempre esquecida e abandonada pela maior parte dos cidadãos, e principalmente pelo município, a "Portucale" nunca teve a notoriedade merecida, principalmente neste dia. Sob o lema "eu imPORTOme...", este grupo que agora conta com um maior número de participantes, entre eles personalidades da cultura portuense, como Carlos Magno, Rui Reininho, Pedro Burmester, entre outros, pretende tornar este dia numa festa com vários espectáculos, essencialmente de rua. (Estão garantidas capas de chuva para o caso da meteorologia não ajudar.) As celebrações prometem animar alguns locais da cidade, com música, uma exposição de fotografia e leitura de poemas a fazerem parte do programa.
Será difícil para mim estar presente na festa, mas o meu espírito 100% portuense estará lá certamente. E que este evento sirva de exemplo para que no futuro se realizem outros do mesmo género na cidade. Porque eu também me imPORTO, aqui fica o meu pequeno contributo.