sexta-feira, setembro 28, 2007

Porto Brasil




Seu Jorge e Vanessa da Mata, dois dos maiores artistas da música brasileira actual, visitam a cidade do Porto em Novembro, para apresentação dos seus novos trabalhos. O músico brasileiro actua na Casa da Música no primeiro dia do mês, pelas 22h00 e traz o novo álbum "América Brasil" a enriquecer o seu repertório de canções. Já Vanessa da Mata, pisa o palco do Coliseu do Porto no dia 16 do mesmo mês, também pelas 22h00, e dará a conhecer ao vivo o seu mais recente trabalho "Sim", que tem sido um dos álbuns mais vendidos nas últimas semanas no nosso país.
A música quente proveniente das Terras de Vera Cruz promete fazer com que o público portuense não sinta tanto o frio que por aqueles dias começa a povoar a cidade. O Portus Cale deixa-vos um aperitivo.




quinta-feira, setembro 27, 2007

O Portus Cale errou

A exposição da obra de Leonardo Da Vinci a realizar no Palácio de Cristal vai ser inaugurada no próximo dia 13 de Outubro e não esta Sexta-feira como foi referido no post anterior deste blogue. Fica aqui a rectificação. Pedimos desculpa pelo engano.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Da Vinci na Invicta


A partir de Sexta-feira e durante os próximos três meses, vai estar exposta no Palácio de Cristal a obra de Leonardo Da Vinci. Para ver, dez das mais conhecidas obras do artista italiano, como por exemplo, O Submarino, o Protótipo do Pára-Quedas e o Quarto de Espelhos, entre outros documentos como cópias de manuscritos, desenhos e anotações que permitirão observar determinados detalhes de fundo nos quadros de Mona Lisa ou A Virgem dos Rochedos. Mais um bom motivo, portanto, para uma ida ao Palácio em dias próximos.

segunda-feira, setembro 24, 2007

domingo, setembro 23, 2007

Ontem foi...

Marginal da Avenida Brasil, Foz, Porto. (Fotografia retirada ao Porto xxi .)

O último dia do Verão


Pois às vezes me falta a quem contar
certo dia passado do princípio ao fim
o encanto que tenha realmente
a insistência do vento ao longo da Foz
aquilo que daria (e eu daria tudo) por compaixão

Nascemos e vivemos só algum tempo
não temos nada
não podemos mesmo na penumbra
decidir a atenção ou o esquecimento
as forças soçobram como vagos motivos
em público
e em qualquer lugar

Por isso sei tão bem o valor
da natureza indiscutível dos teus olhos
onde a luz anota seus aspectos
teus olhos impacientes e irrealizáveis
que me acompanham
agora que sozinho danço
pela cidade vazia

sábado, setembro 22, 2007

O regresso há muito esperado

Os eléctricos estão de volta à baixa!!!
O histórico carro eléctrico está finalmente de regresso ao centro do Porto, 112 anos depois da sua inauguração e 30 anos depois da sua última viagem. Eu que durante anos a fio vi carris a serem colocados sem funcionalidade visível cheguei a temer que este dia não chegasse. Mais vale tarde do que nunca.

A partir de ontem portuenses e turistas podem fazer o sobe e desce das ruas do centro da cidade sentadinhos nos velhinhos mas remodelados eléctricos.


O carro amarelo vai poder ser visto a descer a Rua dos Clérigos, a subir 31 de Janeiro, a passar por Santa Catarina, a descer Passos Manuel, a passar pela Avenida dos Aliados, pela Praça Filipa Lencastre, pela rua de Ceuta, pela rua José Falcão, regressando aos Leões.

Eu, mesmo sem ter idade suficiente para os ter visto a circular na baixa, já estava com saudades.

Sala Houdini


«O Estúdio Latino, que faz parte do edifício do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, renascerá a partir do próximo sábado como "sala de espectáculos apostada na divulgação de novos músicos portugueses", noticiou hoje a Lusa. Este "novo" espaço é resultado de uma parceria entre as promotoras Holofote Mágico e TSBH com os proprietários do Teatro Sá Bandeira.
A sala, que tem capacidade para 200 pessoas, terá concertos às quintas, sextas e sábados; concertos, diz a organização, de todos os tipos. Este sábado, a Sala Houdini arranca com um concerto de Maty, reservado apenas a convidados. A abertura ao público marcada para dia 28, com um concerto dos Sizo. O Porto dá assim mais um passo em frente na revitalização que se quer da cidade.»

sexta-feira, setembro 21, 2007

Há um ano começavamos assim...

O Porto primitivo


Foi projectada por Stanislas Bigot. "É um milagre de engenharia", dizia-se. Em 1843, a Ribeira e a baixa de Gaia são unidas pela ponte Pênsil.


Uma das primeiras pontes para o Porto. Uma primeira "ponte" para este espaço...



Obrigado a todos os amigos que nos visitam. Continuem desse lado.

segunda-feira, setembro 17, 2007

segunda-feira, setembro 10, 2007

terça-feira, setembro 04, 2007

Rotas de Agosto #8: Miranda do Douro











*Música de Damien Rice e Ray LaMontagne.

" - Perguntou o Principezinho. "


A partir do dia 15, Filipe La Féria apresenta, no Teatro Rivoli, no Porto, aos Sábados e Domingos, às 15 horas, "O Principezinho" de Saint-Exupéry. Saúda-se a vinda do pequeno príncipe á nossa cidade.

domingo, setembro 02, 2007

Rotas de Agosto #7: Aldeia de Romeu (Mirandela)







*Música de Andrew Bird.

sábado, setembro 01, 2007